Your browser doesn't support javascript.
loading
Utilização da bioimpedância em pacientes cardiopatas cirúrgicos / Bioimpedance usage in cardiac surgery patients
Oliveira, Marcos Vinnícius Pires Fernandes de; Albano, Maria Rita Cardoso; Borba, Lenita Gonçalves; Mota, Isabela C. Pimentel; Amaral, Cristiane Kovacs; Santos, Maria José dos; Magnoni, Carlos Daniel.
Afiliação
  • Oliveira, Marcos Vinnícius Pires Fernandes de; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Albano, Maria Rita Cardoso; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Borba, Lenita Gonçalves; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Mota, Isabela C. Pimentel; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Amaral, Cristiane Kovacs; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Santos, Maria José dos; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Magnoni, Carlos Daniel; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia,. São Paulo. BR
Braspen J ; 38(4): 363-367, out. 2023. tab
Article em Pt | CONASS, SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP | ID: biblio-1527365
Biblioteca responsável: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar na avaliação e caracterização do estado nutricional. Uma delas é a bioimpedância (BIA), que fornece parâmetros como resistência (R), reactância capacitiva (Xc) e ângulo de fase (AF). Esses parâmetros podem variar, dependendo da composição celular e de seu potencial de membrana. Dessa forma, esse instrumento apresenta cada vez mais destaque no cenário clínico atual, podendo apresentar resultados promissores. Caracterizamos o sexo e estado nutricional da população estudada através do índice de massa corpórea (IMC) e identificamos elementos da BIA por meio de parâmetros da BIA (Xc, R e AF) de pacientes cardiopatas no período pré e pós-operatório. Também associou-se o AF com o tempo de permanência na unidade de terapia intensiva (UTI) e tempo de intubação orotraqueal (IOT) no período pós-operatório, além de possíveis readmissões no hospital público IDPC (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia), em São Paulo, Brasil.

MÉTODO:

Trata-se de um estudo transversal com 51 pacientes participantes do projeto Avaliação Nutricional e Terapia Nutricional em Cirurgia Cardíaca (AVANTCCA). Os pacientes foram avaliados no período pré-operatório, entre 2016 e 2017, avaliando a composição corporal e dados da BIA. Associou-se aqueles que apresentaram intercorrências clínicas no período pós-operatório.

Resultados:

Em mulheres, os valores de AF foram relacionados com maior tempo de hospitalização na UTI (p=0,02) e maior readmissão hospitalar (p=0,01). Não houve relação entre AF e tempo de IOT.

CONCLUSÃO:

A população estudada apresentou eutrofia (homens) e obesidade (mulheres). Houve uma associação entre o valor de AF em mulheres e maior tempo de permanência na UTI. O AF proporcionou uma melhor caracterização da evolução clínica dos pacientes.

Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: CONASS / SES-SP / SESSP-IDPCPROD Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies Idioma: Pt Revista: Braspen J Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: CONASS / SES-SP / SESSP-IDPCPROD Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies Idioma: Pt Revista: Braspen J Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article