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Corpo-máquina: diálogos entre discursos científicos e a ginástica / Cuerpo-máquina: diálogos entre discursos científicos y la gimnasia / Machine-body: dialogues between scientific discourse and gymnastics
Góis Junior, Edivaldo; Soares, Carmen Lúcia; Terra, Vinícius Demarchi Silva.
Afiliação
  • Góis Junior, Edivaldo; Universidade Estadual de Campinas. Campinas. BR
  • Soares, Carmen Lúcia; Universidade Estadual de Campinas. Campinas. BR
  • Terra, Vinícius Demarchi Silva; Universidade Federal de São Paulo. Santos. BR
Movimento (Porto Alegre) ; 21(4): 973-984, 2015. ilus
Article em Pt | LILACS | ID: biblio-834983
Biblioteca responsável: BR18.1
RESUMO
Este artigo objetivou a descrição de discursos científicos e práticas modernas sobre o corpo em um recorte temporal delimitado pelo século XIX e virada do século XX, identificando a consolidação da representação de corpo-máquina como fonte de inspiração para outras práticas, como a literatura, a fotografia e, principalmente, a ginástica, no contexto da produção cultural europeia. Teve como fontes os discursos de Claude Bernard e Georges Demeny. Concluiu, ao analisar esses discursos, que a metáfora do corpo-máquina influenciou a ginástica, que, para se justificar como prática, nos termos de Demeny, evoluiu para sua fase positiva.
ABSTRACT
This article aimed to describe scientific discourse and modern practices about the body in the nineteenth century and the turn of the twentieth century, identifying the consolidation of the machine-body representation as influential in other practices such as literature, photography, and especially gymnastics in the context of European cultural production. Its sources were discourses of Claude Bernard and Georges Demeny. After analyzing those discourses, it concluded that the machine-body metaphor influenced gymnastics, which, in order to justify itself as a practice, in the Demeny´s words, evolved to its positive phase.
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo describir discursos científicos y prácticas modernas sobre el cuerpo en el siglo XIX y comienzos del siglo XX, identificando la consolidación de la representación del cuerpo-máquina como fuente de inspiración para otras prácticas, como la literatura, la fotografía y, en especial, la gimnasia, en el contexto de la producción cultural europea. Se utilizaron como fuentes los discursos de Claude Bernard y Georges Demeny. El estudio concluyó, al analizar estos discursos, que la metáfora del cuerpo-máquina influyó en la gimnasia que, para justificarse como práctica, en los términos de Demeny, evolucionó hacia su fase positiva.
Assuntos
Palavras-chave
Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Assunto principal: Corpo Humano / Ginástica Tipo de estudo: Prognostic_studies Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Movimento (Porto Alegre) Assunto da revista: MEDICINA ESPORTIVA Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil
Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Assunto principal: Corpo Humano / Ginástica Tipo de estudo: Prognostic_studies Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Movimento (Porto Alegre) Assunto da revista: MEDICINA ESPORTIVA Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil