Your browser doesn't support javascript.
loading
Fake news and the seven sins of capital: a metaphorical analysis of vices in the context of the COVID-19 pandemic. / As fake news e os sete pecados do capital: uma análise metafórica de vícios no contexto pandêmico da COVID-19.
Vasconcellos-Silva, Paulo R; Castiel, Luis David.
Afiliação
  • Vasconcellos-Silva PR; Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Castiel LD; Escola de Medicina e Cirurgia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Cad Saude Publica ; 38(5): e00195421, 2022.
Article em En, Pt | MEDLINE | ID: mdl-35649100
RESUMO
As crises sanitárias fazem surgir "pecados" e deformidades morais da sociedade que, embora evidentes quando despontam, pareciam antes dormentes à percepção coletiva. Por meio da metáfora dos sete pecados capitais, o texto analisa o fenômeno das fake news nas mídias sociais e no cenário da pandemia da COVID-19. A luxúria do sensacionalismo, que é viciosa pela sedução e exploração de vulnerabilidades ligadas ao medo da morte; a gula, por conteúdos de confirmação que disseminam inverdades no empenho de converter versões em fatos; a catequese do negacionismo gerando o ódio em ambientes epistêmicos restritivos; a ganância das novas tecnologias da economia da atenção pelo engajamento como nova commodity; a competição pelos holofotes da visibilidade midiática e ganhos derivados que incitam a soberba e a inveja dos pesquisadores que confundem o senso público com as fake researches - o que, em ciclo, nutrirão o sensacionalismo, gula, ódios e as ganâncias do capitalismo da atenção. Por fim, a preguiça é retratada como o vício capital dos que optam pela inação comunicativa. No conforto das bolhas renunciam ao diálogo por aversão ao dissenso, acomodando-se em posições de conforto epistêmico. Em síntese, o fenômeno das fake news na pandemia da COVID-19 é aqui retratado como a confluência de diversos vícios que se materializam como desinformação, na vacuidade comunicativa dos momentos nos quais somos obrigados a nos dirigir uns aos outros para partilhar nossas visões do mundo.
RESUMEN
Las crisis sanitarias sacan a la luz "pecados" y deformidades morales de la sociedad que, aunque son evidentes cuando emergen, antes parecían latentes a la percepción colectiva. A través de la metáfora de los siete pecados capitales, el texto analiza el fenómeno de las fake news en las redes sociales y en el escenario de la pandemia del COVID-19. La lujuria del sensacionalismo que se ensaña con la seducción y la explotación de las vulnerabilidades ligadas al miedo a la muerte; la gula por los contenidos de confirmación que difunden las falsedades en el afán de convertir las versiones en hechos; el catecismo del negacionismo que genera el odio en entornos epistémicos restrictivos; la avaricia de las nuevas tecnologías de la economía de la atención por el compromiso como nueva commodity; la competencia por los focos de la visibilidad mediática y las ganancias derivadas que incitan a la soberbia, y la envidia de los investigadores que confunden el sentido público con falsas investigaciones -que, en ciclo, alimentarán el sensacionalismo, la gula, el odio y la avaricia del capitalismo de la atención. Por último, la pereza se presenta como el vicio capital de quienes optan por la inacción comunicativa. En la comodidad de sus burbujas renuncian al diálogo por aversión al disenso, instalándose en posiciones de comodidad epistémica. En resumen, el fenómeno de las fake news en la pandemia del COVID-19 se retrata aquí como la confluencia de varios vicios que se materializan como desinformación en la vacuidad comunicativa de momentos en los que nos vemos obligados a dirigirnos unos a otros para compartir nuestras visiones del mundo.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Metáfora / COVID-19 Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Cad Saude Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Metáfora / COVID-19 Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En / Pt Revista: Cad Saude Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil