Your browser doesn't support javascript.
loading
The Use of the Borg Rating of Perceived Exertion Scale in Cardiopulmonary Resuscitation. / O Uso da Escala de Borg na Percepção do Esforço em Manobras de Reanimação Cardiopulmonar.
Tobase, Lucia; Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Polastri, Thatiane Facholi; Cardoso, Sandra Helena; Souza, Dhieizom Rodrigo; Almeida, Debora Gugelmin; Timerman, Sergio.
Afiliação
  • Tobase L; Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP - Brasil.
  • Peres HHC; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Departamento de Orientação Profissional, São Paulo, SP - Brasil.
  • Polastri TF; Universidade de São Paulo Instituto do Coração, São Paulo, SP - Brasil.
  • Cardoso SH; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Departamento de Orientação Profissional, São Paulo, SP - Brasil.
  • Souza DR; Universidade de São Paulo Instituto do Coração, São Paulo, SP - Brasil.
  • Timerman S; Universidade de São Paulo Instituto do Coração, São Paulo, SP - Brasil.
Arq Bras Cardiol ; 120(1): e20220240, 2023.
Article em En, Pt | MEDLINE | ID: mdl-36629602
RESUMO
FUNDAMENTO: A parada cardiorrespiratória é um evento crítico cuja taxa de sobrevivência é relacionada à qualidade das manobras de reanimação, aliada à tecnologia. É importante compreender a percepção do cansaço durante esse procedimento visando a efetividade das compressões e o aumento das chances na sobrevida. OBJETIVO: Aplicar a Escala de Borg para analisar o esforço percebido por enfermeiros durante as manobras de reanimação cardiopulmonar com dispositivo de feedback. MÉTODO: Estudo experimental com distribuição randomizada de enfermeiros em hospital de ensino, simulando parada cardiorrespiratória, para avaliação da percepção do esforço utilizando a escala de Borg durante a reanimação cardiopulmonar com/sem dispositivo de feedback. Foi adotado nível de significância estatística 5%. RESULTADOS: Foram incluídos 69 enfermeiros atuantes em unidades críticas e não críticas de atendimento ao adulto. A percepção de esforço e a frequência cardíaca foi menor no grupo intervenção (p<0,001), influenciadas pelo dispositivo de feedback, sem diferença significativa quanto às unidades de atuação. CONCLUSÃO: A escala de Borg mostrou-se adequada para os objetivos propostos. O dispositivo de feedback contribuiu no menor esforço e redução da frequência cardíaca durante as manobras de reanimação. O baixo custo e a facilidade de aplicação favorecem o uso em treinamentos e atendimentos em tempo real para avaliar o desempenho durante a reanimação, utilizando dispositivo de feedback por reduzir os esforços e a percepção do cansaço. Também permite a reflexão sobre os fatores intervenientes e recursos que podem influenciar na qualidade da assistência e nas chances de sobrevivência.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Reanimação Cardiopulmonar / Parada Cardíaca Tipo de estudo: Clinical_trials Limite: Adult / Humans Idioma: En / Pt Revista: Arq Bras Cardiol Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Reanimação Cardiopulmonar / Parada Cardíaca Tipo de estudo: Clinical_trials Limite: Adult / Humans Idioma: En / Pt Revista: Arq Bras Cardiol Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de publicação: Brasil