Your browser doesn't support javascript.
loading
Testing the context dependence of ant nutrient preference across habitat strata and trophic levels in Neotropical biomes.
Lasmar, Chaim J; Bishop, Tom R; Parr, Catherine L; Queiroz, Antônio C M; Wilker, Icaro; Feitosa, Rodrigo M; Schmidt, Fernando A; Ribas, Carla R.
Afiliação
  • Lasmar CJ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, Laboratório de Ecologia de Formigas, Departamento de Ecologia e Conservação, Instituto de Ciências Naturais, Universidade Federal de Lavras, Lavras, Brazil.
  • Bishop TR; Department of Earth, Ocean and Ecological Sciences, University of Liverpool, Liverpool, UK.
  • Parr CL; Departamento de Biociências, Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, Brazil.
  • Queiroz ACM; School of Biosciences, Cardiff University, Cardiff, UK.
  • Wilker I; Department of Zoology and Entomology, University of Pretoria, Pretoria, South Africa.
  • Feitosa RM; Department of Earth, Ocean and Ecological Sciences, University of Liverpool, Liverpool, UK.
  • Schmidt FA; Department of Zoology and Entomology, University of Pretoria, Pretoria, South Africa.
  • Ribas CR; School of Animal, Plant and Environmental Sciences, University of Witwatersrand, Wits, South Africa.
Ecology ; 104(4): e3975, 2023 04.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-36691830
RESUMO
Os animais se integram nos ecossistemas pelos seus esforços e comportamento de forrageio. A hipótese da compensação prevê que os animais direcionam seus esforços de forrageio para (i) nutrientes que são escassos no ambiente e (ii) para nutrientes que não estão presentes em sua dieta, que variam entre os níveis tróficos. Assim, entender como a busca de recursos varia localmente entre os estratos de habitat e entre níveis tróficos, ajudará a entender as conexões entre o ambiente e suas comunidades com as funções ecológicas mediadas pelos animais. Avaliamos se o uso relativo de recursos das formigas varia consistentemente em um gradiente de estratos de habitat e em diferentes níveis tróficos nos biomas Neotropicais. Disponibilizamos um total de 4.500 tubos contendo um de cinco recursos líquidos (açúcar, aminoácido, lipídio, sódio e água destilada) em três estratos de habitat (subterrâneo, epigéico e arbóreo) em 60 transectos distribuídos nos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal. Avaliamos o uso relativo de recursos de todas as formigas ao longo dos estratos de habitat e entre dois grupos tróficos diferentes nos biomas. A preferência relativa por açúcar aumentou do estrato subterrâneo para o arbóreo em todos os biomas, enquanto a preferência relativa por lipídios diminuiu neste gradiente em cinco biomas. Também descobrimos que, em geral, as formigas consumidoras de açúcar procuram mais açúcar e menos lipídios do que as formigas predadoras nos biomas. Por outro lado, não encontramos consistência entre biomas na preferência nutricional de aminoácidos e sódio nos estratos de habitat ou níveis tróficos. No geral, nossos resultados indicam limitação de açúcar no estrato arbóreo e limitação de lipídios no solo em todos os biomas e que o nível trófico das formigas determina fortemente seus esforços de forrageamento - possivelmente porque as formigas tentam corrigir seus desequilíbrios de nutrientes na dieta. Portanto, nossas descobertas sugerem forte partição de nicho local de uso de açúcar e lipídios em estratos de habitat e níveis tróficos e que outros processos de grande escala espacial influenciam a dinâmica local de aminoácidos e sódio.
Assuntos
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Formigas / Ecossistema Tipo de estudo: Prognostic_studies Limite: Animals Idioma: En Revista: Ecology Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Estados Unidos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Formigas / Ecossistema Tipo de estudo: Prognostic_studies Limite: Animals Idioma: En Revista: Ecology Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Estados Unidos