Your browser doesn't support javascript.
loading
DISTAL NEUROTIZATION OF THE ANTERIOR INTEROSSEOUS NERVE TO RECOVER HAND GRASPING.
Cho, Álvaro Baik; Ferreira, Carlos Henrique Vieira; Fontana, Renan Martins; Montano, Gary Alan Ângulo; Kiyohara, Leandro Yoshinobu; Sorrenti, Luiz.
Afiliação
  • Cho ÁB; Faculdade de Medicina do ABC, Hand and Microsurgery Group, Santo André, SP, Brazil.
  • Ferreira CHV; Universidade de São Paulo, School of Medicine, Department of Orthopedics and Traumatology, Hand and Microsurgery Group, São Paulo, SP, Brazil.
  • Fontana RM; Faculdade de Medicina do ABC, Hand and Microsurgery Group, Santo André, SP, Brazil.
  • Montano GAÂ; Faculdade de Medicina do ABC, Hand and Microsurgery Group, Santo André, SP, Brazil.
  • Kiyohara LY; Faculdade de Medicina do ABC, Hand and Microsurgery Group, Santo André, SP, Brazil.
  • Sorrenti L; Faculdade de Medicina do ABC, Hand and Microsurgery Group, Santo André, SP, Brazil.
Acta Ortop Bras ; 31(1): e257852, 2023.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-36844125
RESUMO
As lesões do tronco inferior são incomuns, representando cerca de 3 a 5% das lesões do plexo braquial em adultos. Uma das funções perdidas pelos pacientes que sofrem esse tipo de lesão é a flexão dos dedos, com comprometimento importante da preensão palmar. Esta série de casos propõe a transferência de um ramo do nervo radial para o nervo interósseo anterior (NIA), apresentando uma nova alternativa para o tratamento dessas lesões com resultados altamente satisfatórios. Objetivo: Demonstrar nossa estratégia, técnica e resultados na reinervação do NIA em lesões isoladas do tronco inferior do plexo braquial em quatro casos de lesão alta do nervo mediano. Método: Estudo de coorte prospectivo no qual quatro pacientes foram submetidos a neurotizações. O tratamento foi direcionado para a recuperação dos flexores dos dedos da mão e da preensão. Resultados: Todos os pacientes apresentaram reinervação do flexor pollicis longus (FPL) e dos flexores profundos do 2º, 3º e 4º dedo. O flexor profundo do 5º dedo também apresentou reinervação, porém com força reduzida (M3/4) em relação aos demais (M4+). Conclusão: Apesar do número de casos limitados neste e em outros estudos, os resultados se mostram uniformemente bons, o que permite considerar esse tratamento previsível. Nível de Evidência IV, Série de Casos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Acta Ortop Bras Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Brasil