Your browser doesn't support javascript.
loading
Clinical assessment of upper limb impairments and functional capacity in Parkinson's disease: a systematic review.
Capato, Tamine T C; Rodrigues, Rúbia; Cury, Rubens G; Teixeira, Manoel Jacobsen; Barbosa, Egberto R.
Afiliação
  • Capato TTC; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia, Centro de Distúrbios do Movimento, São Paulo SP, Brazil.
  • Rodrigues R; Radboud University Medical Centre, Donders Institute for Brain, Cognition and Behavior, Department of Neurology, Nijmegen, The Netherlands.
  • Cury RG; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia, Centro de Distúrbios do Movimento, São Paulo SP, Brazil.
  • Teixeira MJ; Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia, Centro de Distúrbios do Movimento, São Paulo SP, Brazil.
  • Barbosa ER; Universidade de São Paulo, Departamento de Neurocirurgia, São Paulo SP, Brazil.
Arq Neuropsiquiatr ; 81(11): 1008-1015, 2023 Nov.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-37899049
RESUMO
ANTECEDENTES: A doença de Parkinson (DP) reduz progressivamente a funcionalidade do membro superior. Não existe uma avaliação padronizada da capacidade funcional do membro superior na DP na área da reabilitação. OBJETIVO: Identificar medidas de resultados específicos para avaliar membros superiores na DP e avaliar capacidade funcional. MéTODOS: Revisamos e analisamos sistematicamente a literatura publicada de agosto/2012 a agosto/2022 de acordo com PRISMA. Usamos as seguintes palavras-chave "membros superiores" OU "extremidade superior" e "doença de Parkinson." Dois pesquisadores fizeram a busca de forma independente, incluindo estudos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Registro PROSPERO CRD42021254486. RESULTADOS: Encontramos 797 estudos, 50 foram incluídos no estudo(n = 2.239 participantes no estágio 1­4 de H&Y). As medidas de resultados de membros superiores mais comuns encontradas foram: (i) UPDRS-III e MDS-UPDRS, para avaliar a gravidade e a progressão dos sintomas motores da DP (tremor, bradicinesia, e rigidez); (ii) Nine Hole Peg Test e Purdue Pegboard Test para avaliar a destreza manual; (iii) Teste da Espiral e Teste do Funil para provocar e avaliar o congelamento de membros superiores; (iv) Avaliação de tecnologia, como sensores vestíveis, aplicativos e outros dispositivos também foram encontrados. CONCLUSãO: Encontramos evidências para dar suporte para as avaliações de deficiências de membros superiores na DP. No entanto, ainda há grande escassez de testes específicos para avaliar a capacidade funcional dos membros superiores. A capacidade funcional dos membros superior é insuficientemente investigada durante o exame clínico e de reabilitação devido à falta de medidas de resultados específicos para avaliar a funcionalidade.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Doença de Parkinson Tipo de estudo: Systematic_reviews Limite: Humans Idioma: En Revista: Arq Neuropsiquiatr Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Alemanha

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Doença de Parkinson Tipo de estudo: Systematic_reviews Limite: Humans Idioma: En Revista: Arq Neuropsiquiatr Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil País de publicação: Alemanha